Opas lança livro sobre salas de situação em saúde

quinta-feira, abril 1, 2010@ 8:30 AM

Durante a 20ª Oficina de Trabalho Interagencial (OTI), no dia 24 de março de 2010 na sede da OPAS Brasil, foi lançado o livro: Salas de Situação em Saude: Compartilhando as experiências do Brasil. Este livro apresenta o conteúdo das apresentações, discussões e conclusões da Oficina de Trabalho Salas de Situação em Saúde no Brasil: sistematizando as experiências, que foi realizada nos dias 26 e 27 de maio de 2009, na sede da Opas/OMS em Brasília.

O evento representou oportunidade singular para o nivelamento de informações e o alinhamento de iniciativas voltadas a apoiar a formulação, gestão e avaliação de políticas de saúde no Brasil. Destaca-se a recomendação da Oficina de reorganizar o Comitê Temático Interdisciplinar (CTI) da RIPSA sobre Sala de Situação de Saúde, fazendo convergir a contribuição de experiências recentes e aprimorar os recursos tecnológicos desenvolvidos na fase anterior.

O conceito de sala de situação de saúde foi desenvolvido na primeira metade da década de 90 e teve aceitação no Ministério da Saúde do Brasil, que criou uma ferramenta para apoiar a gestão de políticas do Sistema Único de Saúde (SUS). Nesse contexto, a cooperação técnica entre o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) apoiou a construção de um modelo de “Sala de Situação” fundamentado nos Indicadores e Dados Básicos (IDB), que a Rede Interagencial de Informações para Saúde (Ripsa) introduziu e vem aperfeiçoando no país.

Clique aqui para ter acesso a publicação Salas de Situação em Saude: Compartilhando as experiências do Brasil

Fonte: Opas/OMS, Veículo: Informe Ensp

Leave a Reply